domingo, 23 de abril de 2023

A REPRODUÇÃO DE FORMA HAMORNIOSA

 

 

Aylton Paiva – paiva.aylton@terra.com.bra

                “ Será contrário à lei da natureza o aperfeiçoamento das raças animais e vegetais pela Ciência? Seria mais conforme a essa lei deixar que as coisas seguissem seu curso normal?

            Tudo se deve fazer para chegar à perfeição e o próprio homem é um instrumento de que Deus se serve para atingir sues fins. Sendo a perfeição a meta para que tende a natureza, favorecer essa perfeição é corresponder às vistas de Deus.” (Questão nº 696 de O livro dos espíritos, de Allan Kardec.)

            A reprodução dos seres vivos é uma lei da natureza sem a qual o mundo corporal desapareceria.

            Em sua participação na vida e na   sociedade, muitas vezes, o ser humano precisa regrar e controlar a reprodução da própria espécie e mesmo dos animais e vegetais.

            Conforme a Doutrina Espírita tudo deve ser feito para se chegar à perfeição e que o ser humano é instrumento de que Deus se serve para atingir seus fins.

            Evidencia-se, assim, que o ser humano deve ter uma participação no fenômeno da reprodução objetivando a perfeição, não confundindo isso com intervenções científicas que visem única e exclusivamente o benefício material, seja do lucro fácil ou da satisfação de interesses egoísticos.

            Em sua participação cidadã ou política na sociedade, o espírita não pode perder de vista o aspecto ético ou moral da questão, pois tudo o que embaraça a natureza em sua marcha é contrário à lei de Deus, porém será válida a ação humana que, usando a inteligência, vise disciplinar, harmonizar e concorrer para o aperfeiçoamento do homem, dos animais e das plantas.

            Portanto o espírita, em sua atuação nos diversos segmentos da sociedade, deve buscar ações que promovam o equilíbrio da humanidade, bem como da natureza como um todo, pois: “ tudo se deve fazer para chegar à perfeição e o próprio homem é um instrumento de que Deus se serva para atingir seus fins (Kardec, O livro dos espíritos, questão 692).

Encontramos em O livro dos espíritos, desde 1857, com sua publicação, as leis Morais que devem reger o equilíbrio ecológico em nosso maravilhoso planeta: a Lei de reprodução, a Lei de conservação e a Lei de destruição, em sua Parte Terceira – Das leis morais.

É de se concluir que, atualmente, os desequilíbrios impostos pelo homem à natureza, conforme, também, princípio espírita da lei de ação e reação, impõem catastroficamente os efeitos: aquecimento global, chuvas torrenciais, degelo nos polos, secas em regiões antes férteis.

Contudo, Deus dotou o ser humano de inteligência e livre arbítrio que devem ser usados para preservar a si mesmo e a Vida Planetária.

Referência bibliográfica:

            O livro dos espíritos, de Allan Kardec.

            Espiritismo e Política: contribuições para a evolução do ser e da sociedade. Aylton Paiva, Ed. FEB.

Referência bibliográfica:

            O livro dos espíritos, de Allan Kardec. Ed. FEB                

            Espiritismo e Política: contribuições para a evolução do ser e da sociedade. Aylton Paiva, Ed. FEB.