sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

FRASES E SOLUÇÕES




           

            Amélia, dedicada companheira de estudos, trouxe um texto para que o analisássemos à luz da Doutrina Espírita e dos conhecimentos de auto-aperfeiçoamento apresentados em livros por especialistas dessa área.
            Ponderei-lhe, de início, que correm, atualmente, muitos textos em livros, revistas e, também, na internet, que apresentam frases bonitas, tendo como fundo belos desenhos, apresentadas como chaves milagrosas para resolver várias questões, como: saúde, aprimoramento espiritual, prosperidade financeira e econômica, amor erótico, amor a Deus e amor ao próximo.
            Às vezes pretendem, ante problemas, oferecer lições assim: “Que a sua mente tenha a tranqüilidade da superfície do lago sereno “.
            Ora, a frase pode ser bonita e até poética, mas não resolveremos nossos problemas comparando-os a “tranqüilidade “ da nossa mente com a “superfície do lago sereno”, pois a água estará tranqüila enquanto nada tocar a sua superfície.
            Nossa mente reflete palavras, imagens, sons, idéias, situações concretas da vida diária produzindo sentimentos e emoções que envolvem a nossa personalidade, de forma mais ou menos intensa, gerando alegria, tristeza, tranqüilidade, raiva, coragem, medo e outros estados emocionais.
            As frases, as imagens podem estimular-nos o aprimoramento de nossa alma, como diz a Religião, ou aperfeiçoamento da  nossa personalidade, como conceitua a Psicologia, mas as nossas ações e reações ao bem e ao mal, ao ético e não-ético devem ser analisadas e compreendidas a fim de que tenhamos a possibilidade de uma conduta certa ou assertiva.
            Comecei a analisar, então, junto com aquela senhora, as frases que ela trazia em um folheto:
            Diminua as próprias necessidades e aumente as suas concessões.
            Depende que tipo de necessidade, pois o próprio nome indica: necessidade. Não está em consideração o supérfluo. Todos temos a imperiosidade de atender às nossas necessidades.
            Aumentar as concessões também merece reflexão, pois seja a quem for e o que for precisamos saber se a concessão que estamos dando efetivamente vai ajudar a pessoa ou ela poderá, simplesmente, estar nos explorando.
            Intensifique o seu trabalho e reduza as quotas de tempo inaproveitado.
            Depende das condições físicas, psicológicas e de tempo para que a pessoa possa intensificar o seu trabalho e aumentar o seu tempo de serviço, pois, atualmente, sabe-se que uma pessoa com excesso de trabalho pode entrar em estresse, que é um transtorno mental e emocional muito doloroso.

            Eleve as idéias e reprima os impulsos

            Sem dúvida, elevar as idéias no sentido nobre e elevado da justiça e do amor é muito importante para ela e para as pessoas que recebem a sua influência, mas simplesmente reprimir impulsos é algo que precisa ser ponderado. Os impulsos são essenciais à nossa vida para a saciedade ou “matar” a fome, a sede, a carência  sexual e tantos outros.
            O que é necessário é compreender e controlar os impulsos, limitando-os quando excederem a normalidade.
            Julgue a você mesmo e desculpe indistintamente.
            É evidente que todos precisamos da auto-análise e do julgamento dos nossos atos, se foram bons ou foram maus. Se não foram bons o que deveremos fazer para corrigi-los ou reparar o mal que tenham feito. Essa é a conduta adequada e dentro da ética cristã e espírita.
            Desculpar indistintamente é algo que precisa ser convenientemente compreendido.
            Desculpar é excluir a culpa, ora se uma pessoa fez algo ruim ela gerou com o seu comportamento uma culpa. Essa culpa pode ser social ou  se inserir na esfera penal e criminal e, sem dúvida, as condutas anti-sociais, anticristãs precisam ser devidamente reparadas através do esclarecimento, da educação e, se necessário, da repressão.
            O que não podemos é manter pensamentos de ódio, de rancor, de vingança para com aquele que nos tenha prejudicado ou ofendido, todavia a pessoa má deve ser contida, orientada e educada na extensão do que isso se faça necessário.
            A jovem senhora, que acompanhava a análise, concluiu:
            - Então aceitar ou decorar essas frases não é ter a chave da boa conduta, de forma absoluta?
            - Não a nossa conduta precisa estar baseada nos princípios da justiça e do Amor a impulsionar-nos de forma consequente para os exercícios reais da fraternidade e da solidariedade.
            - De nada valem, pois, esses textos de auto-ajuda?
            - Bem, o Espiritismo esclarece que devemos, no exercício de nossa fé, usar a razão e o bom-senso.
            A frase pode ser bonita e poética, contudo precisamos saber qual a real mensagem que ela está passando.
            - É... então vou analisar melhor tais frases; belas em suas construções, porém é preciso saber a essência. – concluiu Amélia – com um sorriso.
            Nosso grupo de estudos já nos aguardava.