sábado, 9 de dezembro de 2023

MOMENTOS DE DESTRUIÇÃO E RECONSTRUÇÃO


Vivemos momentos preocupantes com a violência e a destruição que eclodem por toda parte, seja na própria sociedade local, seja entra nações através do monstro terrível das guerras.

            O espiritismo nos diz que estamos em fase transitória no processo evolutivo do planeta e da sociedade humana. Exemplifica como se estivéssemos destruindo uma casa velha e, ao mesmo tempo, construindo um edifício moderno, novo, no mesmo local.

            O planeta Terra ainda é um mundo de provas e expiações, no qual espíritos imperfeitos temos que passar por dolorosas  provas físicas, morais e espirituais para nos reajustarmos perante a Lei Divina em virtude dos males que praticamos, individual e coletivamente. Também outras situações difíceis testam nossos valores morais e espirituais: são as provas.

            Considerando as destruições coletivas que se manifestam como verdadeiros flagelos, indagou Allan Kardec, o codificador do Espiritismo: “ Com que fim fere Deus a humanidade por meio de flagelos destruidores?”

Responderam os Mentores Espirituais: “ Para fazê-la progredir mais depressa. Já não dissemos ser a destruição uma necessidade para a regeneração moral dos espíritos que, em cada nova existência, sobem um degrau na escala evolutiva do aperfeiçoamento? ... Essas subversões, porém, são frequentemente necessárias para que mais pronto se dê o advento de uma melhor ordem de coisas e para que se realize em alguns anos o que teria exigido muito séculos.” (1)

            Além dos flagelos naturais como: as tempestades, terremotos, inundações, vulcões, Kardec indagou, também, sobre o flagelos terrível e monstruoso da guerra, provocada pelo ser humano.

            - “ Que é o que impele o homem à guerra? “ Resposta: “ Predominância da natureza animal sobre a natureza espiritual e transbordamento das paixões” (2)  Mais adiante redargui: “ Da face da Terra, algum dia, desaparecerá?” “ – Sim, quando os homens compreenderem a justiça e praticarem a lei de Deus. Nessa época, todos os povos serão irmãos.” (3)

            Em esclarecimento mais amplo, Kardec afirma: “ A humanidade tem realizado, até o presente, i incontestáveis progressos. Os homens, com a sua inteligência, chegaram a resultados que jamais haviam alcançados sob o ponto de vista das ciências, das artes e do bem-estar material. Resta-lhe ainda  um imenso progresso a realizar e de fazerem entre si reinem a caridade, a fraternidade, a solidariedade, que lhes assegurem  o bem-estar moral.”. ( A Gênese, Allan Kardec, cap. XVII – São chegados os tempos – item 5) (4).

            Já pudemos afirmar: “ O progresso é lento, mas a humanidade, de forma geral, ou o homem particularmente, não podem permanecer indefinidamente na ignorância porque precisam atingir os fins que lhes foram assinalados pelo Criador.”. (5)

            Dessa forma, o Espiritismo assinala a fraternidade e a solidariedade entre as pessoas, que devem superar o egoísmo e o orgulho individual e coletivo para o estabelecimento da paz e da harmonia entre os seres e coletividades.

Referência bibliográfica:

(1)  O livro dos espíritos, Allan Kardec, Ed. FEB, questão nº 737

(2)  Idem, idem, questão nº 742

(3)  Idem, idem, questão nº 743

(4)  A Gênese, Allan Kardec, Ed. FEB, Cap. XVII, São chegados os tempos, item 5.

(5)  O Espiritismo e a política: contribuições para evolução do ser e da sociedade, Aylton Paiva, Ed. FEB, Cap. 8 – A conceituação do progresso na Doutrina Espírita.

Assunto correlato: A hora é de agir -  live de André Trigueiro: https://www.youtube.com/live/ XFa5DIlt8E?=el105SEjGDZRoNH9