domingo, 7 de agosto de 2016



O PROGRESSO E O CAMINHO DA LUZ
Aylton Paiva
            Sobre a diferença do desenvolvimento do progresso moral e intelectual da humanidade, indagou Allan Kardec:
            “ O progresso moral acompanha sempre o progresso intelectual?
            Os Mentores Espirituais responderam, estabelecendo-se, então, o seguinte diálogo:
             – Decorre deste, mas nem sempre o segue imediatamente.
            a) – Como pode o progresso intelectual engendrar o progresso moral?
            - Fazendo compreensíveis o bem e o mal. O homem, desde então, pode escolher. O desenvolvimento do livre arbítrio acompanha o da inteligência e aumenta a responsabilidade dos atos.
            b) – Como é, nesse caso, que, muitas vezes, sucede serem os povos mais instruídos os mais pervertidos também?
            - O progresso completo constitui o objetivo. Os povos, porém, como os indivíduos, só passo a passo o atingem. Enquanto não se lhes haja desenvolvido o senso moral, pode mesmo acontecer que se sirvam da inteligência para a prática do mal. O moral e a inteligência são duas forças que só com o tempo chegam a equilibrar-se”. (1)
            Nestes dias em que estamos cercados de informações sobre guerras e guerrilhas e o ser humano revela o seus mais primitivos sentimentos, emoções e atos, rememorei a questão nº 780, acima transcrita e lembrei-me   das palavras de Emmanuel, em uma obra que ele traça o roteiro histórico da humanidade terrestre, sob a luz da espiritualidade,  intitulada: A Caminho da Luz. (2)
            “ Enquanto as penosas transições do século XX ( e dizemos XXI) se anunciam ao tinidos sinistro das armas, as forças espirituais se reúnem para as grandes reconstruções do provir.
            Aproxima-se o momento em que se efetuará a aferição de todos os valores terrestres para o ressurgimento das energias criadoras de um mundo novo, e natural é que recordemos o ascendente místico de todas as civilizações que surgiram e desapareceram , evocando os grandes períodos evolutivos da Humanidade, com as suas misérias e com os seus esplendores, para afirmar as realidades espirituais acima de todos s fenômenos transitórios  da matéria.” ( pág. 13)
            Páginas adiante ele comenta: “ Passaram as gerações de todos os tempos, com as suas inquietações e angústias. As guerras ensangüentaram  o roteiro dos povos nas suas peregrinações incessantes para o conhecimento superior... ( pág. 15).
            Porém, esclarece: “ O determinismo do amor e do bem é a lei de todo o Universo e a alma humana emerge de todas as catástrofes em busca de uma vida melhor ( pág. 16)
            Para as almas aflitas e angustiadas que somente vislumbram as nuvens negras da destruição e da morte, o lúcido Instrutor Espiritual afirma: “ Só Jesus não passou, na caminhada dolorosa das raças, objetivando a dilaceração de todas as fronteiras para o amplexo universal. Ele é a Luz do Princípio e nas suas mãos misericordiosas repousam os destinos do mundo. Seu coração magnânimo é a fonte da vida para toda a Humanidade terrestre. Sua mensagem de amor, no Evangelho, é a eterna palavra da ressurreição e da justiça, da fraternidade e da misericórdia. Todas as coisas humanas passaram, todas as coisas humanas se modificarão. Ele, porém,  é a Luz de todas as vidas terrestres, inacessível ao tempo e à destruição.” ( pág. 16 ).
Bibliografia:
            (1) O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, Ed. FEB, Questão nº 780.
            (2) A Caminho da Luiz, Emmanuel/F.C.Xavier, Ed. FEB


Nenhum comentário:

Postar um comentário