Aylton Paiva – paiva.aylton@terra.com.br
Se a
regeneração dos seres faz necessária a destruição, por que os cerca a natureza
de meios de preservação e conservação?
- A fim de
que a destruição não se dê antes do tempo. Toda destruição antecipada obsta ao
desenvolvimento do princípio inteligente. Por isso foi que Deus fez que cada
ser experimentasse a necessidade de viver e de se reproduzir.” Q. 729 de O
livro dos espíritos, de Allan Kardec).
Os Mentores Espirituais esclareceram
a Allan Kardec que a destruição pode ser entendida, também, como lei da
Natureza: ... Porque o que se chama de destruição não passa de uma transformação
que tem por fim renovação e melhoria dos seres vivos” ( Questão nº 728 de O
livro dos espíritos).
O Espíritos
demonstraram que o mecanismo do equilíbrio entre a destruição e a conservação é
possível.
Por necessidade de alimentação os seres vivos
destroem-se reciprocamente e, desta maneira, alcançam dois objetivos:
equilíbrio e manutenção na reprodução e utilização da matéria que sofreria a
destruição. O importante é que a destruição não se dê antes do tempo, pois toda
destruição antes do tempo cria dificuldades ao progresso do princípio
inteligente.
Constatamos,
então, verdadeiro jogo de forças da natureza
para, de forma sábia, manter o necessário equilíbrio entre a conservação
e a destruição dos seres.
Contudo,
muitas vezes, o equilíbrio é rompido quando os seres humanos, em ação egoísta
sobre a natureza, destrói plantas, animais e, mesmo humanos, de maneira inútil,
cruel e desnecessária.
Advertiram
os Espíritos Superiores :” ... Toda
destruição que excede os limites da necessidade é uma violação da Lei de Deus.”
( Questão n. 735 de O livro dos Espíritos.)
Entre as
formas de destruição encontram-se os flagelos sociais. Será possível eliminar
tais flagelos para evitar tantos sofrimentos às pessoas e prejuízos para a própria natureza?
O
Espiritismo assevera ser possível , todavia, esclarece que muitos desses
desastres físicos e sociais resultam da imprevidência humana.
Há, pois,
necessidade de o ser humano organizar a sociedade de forma previdente, somando
conhecimentos e experiências, encontrando a solução dos males ao remover ou
diminuir suas causas. Isso poderá ser feito com as contribuições da Ciência e
das técnicas.
Quanto aos eventos
danosos que escapam à possibilidade de controle deverá usar sua inteligência
para compreendê-los ,cada vez mais, para encontrar as soluções.
Dentre os
flagelos produzidos exclusivamente pelos humanos, destaca-se o monstro terrível
da guerra. Não obstante, a Doutrina Espírita diz que a guerra desaparecerá da
face da Terra (...) quando os homens compreenderem a justiça e praticarem a
Lei de Deus. Nessa época, todos os povos serão irmãos.” (Q. 743 de O livro
dos espíritos, de Allan Kardec.)
A destruição
e a violência não se manifestam somente de forma física e ostensiva. Mais
terríveis e perigosas elas são quando se manifestam de forma sutil e
disfarçada, provocando o arrasamento e a degradação do meio ambiente.
Atualmente
temos a grande contribuição da Ecologia que une diversos ramos da Ciência para
encontrar as possíveis soluções.
É de se observar que face ao avanço
dessa destruição e degradação do meio ambiente as Nações mais avançadas, no
mundo, já revelam a extrema preocupação nos Encontros e Seminários
internacionais.
Referência bibliográfica:
O
livro dos espíritos, de Allan Kardec. Ed.
FEB
Espiritismo
e Política: contribuições para a evolução do ser e da sociedade. Aylton Paiva,
Ed. FEB.
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